Casadinho de travessa - uma sobremesa que da água na boca

Casadinho de travessa - uma sobremesa que da água na boca

Depois do almoço, domingo em família, e uma sobremesa que da água na boca, é tudo de bom! O casadinho de travessa é um receita fácil de fazer e todos vão gostar.

Casadinho de travessa - uma sobremesa que da água na boca
Depois do almoço, domingo em família, e uma sobremesa que da água na boca, é tudo de bom! O casadinho de travessa é um receita fácil de fazer e todos vão gostar.
Receitas

Priscilla Rodighiero Publicou - qui 11, outubro de 2018 às 05h10

Por Priscilla Rodighiero qui 11, outubro de 2018 - 05h10
Receitas
Casadinho de travessa - uma sobremesa que da água na boca

Essa receita de casadinho de travessa é realmente deliciosa, difícil encontrar alguém que não goste. Domingo em família, casa cheia de crianças, depois do almoço e uma sobremesa deliciosa, faz toda a diferença.

Casadinho ou bem casado é uma receita popular originaria de Portugal. Mas depois da colonização essa receita se tornou bem popular aqui no Brasil. Mas os brasileiros, além de fazerem o bem casado tradicional que é aquele biscoitinho amanteigado com doce de leite ou baba de moça, passaram a fazer também inúmeras variações da receita. Uma das primeiras foi com goiabada.

Loading...

E com o passar do tempo, a palavra casadinho virou sinonimo da união de dois doces diferentes, numa mesma receita, porém com a mesma harmonia. Ou seja, dois doces diferentes mas que no contexto se harmonizavam bem e principalmente, que agrava a a todos!

Portanto, o que aconteceu é que surgiram muitas receitas variadas que levam esse nome de casadinho. Temos docinhos de festa de coco e amendoim que são casadinho. Temos também coco e doce de leite, que é uma outra variação de casadinho.

Assim como, até os dias de hoje, a receita tradicional do bem casado, é um sucesso nas padarias brasileiras. Mas a criatividade não parou por ai, e surgiram os casadinhos de travessa, que é um sucesso e vai bem a qualquer hora.

Dizem que o bem-casado é servido no final das festas de casamento para trazer sorte e prosperidade aos noivos recém casados. Simbolizando assim a união e o compromisso mútuo entre os pares.

O bem-casado é um doce bastante peculiar. A massa é muito macia, o recheio é normalmente de doce de leite ou baba de moça. Após longos anos este doce acabou se tornando algo tradicional nas festas de casamento.

O bem casado é um doce lusitano que espalhou-se também para o Brasil desde ao menos o início do século 20, sendo comum nos dois países até os tempos atuais. A diferença básica entre o casadinho português e o bem-casado brasileiro é a textura da receita portuguesa, mais densa. Ambos são descendentes indiretos do multicentenário alfajor árabe. Sua aparência lembra muito o Macarons um bolinho recheado francês.

São praticas e rápidas de serem feitas, e impossível quem não goste, continue lendo e aprenda a fazer essa delicia.

Casadinho na travessa - Receita fácil

Ingredientes:

200g de coco ralado

2 latas de leite condensado

2 xícaras (chá) de leite

2 colheres (sobremesa) de maisena

3 colheres (sopa) de margarina sem sal

1 xícara (chá) de chocolate em pó

2 latas de creme de leite

50g de coco ralado para decorar

1 xícara (chá) de chocolate granulado para decorar

Modo de preparo:

Em uma panela coloque o coco, 1 lata de leite condensado, 1 xícara (chá) do leite, 1 colher (sopa) de maisena e 2 colheres (sopa) de margarina e leve ao fogo médio, mexendo até cozinhar e começar a soltar do fundo da panela.

Retire do fogo e junte 1 lata de creme de leite.

Em outra panela, coloque o leite condensado restante, o chocolate em pó e o restante da margarina, do leite e da maisena e leve ao fogo médio, mexendo até cozinhar e começar a soltar da panela, retire do fogo e junte o creme de leite restante.

Coloque o creme de coco e o creme de chocolate um ao lado do outro em um refratário médio e polvilhe o coco sobre o creme de coco e o granulado sobre o creme de chocolate.

Leve à geladeira por 3 horas e sirva

Loading...